A “rádio peão” é uma realidade presente em quase todas as empresas. É uma estrutura disfuncional que promove a desinformação baseada na INSEGURANÇA e DESCONFIANÇA das pessoas, umas das outras.
É uma situação ruim e um péssimo indicador a respeito da comunicação e relação das pessoas, entretanto, se for identificado, pode ser trabalhado como uma grande FONTE de APRENDIZADO.
Por que digo isso? Porque se temos “rádio peão”, temos anteriormente um problema de comunicação e um problema nas relações.
A falta de clareza e entendimento da comunicação gera um desconforto nas pessoas que buscam preencher, a partir das conversas extra oficiais, essas lacunas de entendimento e perspectiva.
Como lidar com esse problema que ofende grande parte das empresas? A primeira atitude é a liderança da empresa RECONHECER que tem um problema e depois assumir a RESPONSABILIDADE para definir as ações e então remover essa estrutura disfuncional da empresa.
A rádio pião é um câncer na comunicação. Não podemos ter qualquer misericórdia ou tolerância com ela. Uma vez identificada, devemos agir rapidamente para entender o motivo de sua existência e o conteúdo das suas falsas disseminações.
Quanto ao aprendizado comece entendendo se você tem uma CONEXÃO e um ACORDO RELACIONAL seguro e CONSISTENTE com seu time. Por que isso é importante? Porque essa conexão é o canal de acesso das pessoas a sua liderança e quando alguma dúvida aparece esse canal é rapidamente usado e a dúvida sanada.
Quando as pessoas não têm CERTEZA a partir de uma comunicação, começam a preencher as lacunas de entendimento com suposições e hipóteses, que viram as teses trabalhadas na “rádio pião”. A matéria-prima que é trabalhada dá asas à IMAGINAÇÃO e pode colocar em risco toda a organização.
Em minha história profissional sempre que identificava alguma lacuna de comunicação ou indícios de rádio peão, chamava todos os envolvidos para uma conversa cara a cara. Isso causava desconforto, mas também colocava um fim nos ruídos.
É desconfortável reconhecer as lacunas de comunicação e confrontar as pessoas que estão causando ruído na organização. Não podemos ser coniventes com essa prática e por isso devemos tratar o mais rápido possível. Seja firme com as pessoas e implacável em exterminar os ruídos.
É hora de reflexão…