O famoso “atitude ou sentimento de dono” é amplamente divulgado como um comportamento desejado dos colaboradores.
Entretanto, na prática da maioria das empresas, os colaboradores jamais serão donos de qualquer pedaço da empresa, seja do RESULTADO ou PATRIMÔNIO.
Como esperar um comportamento de DONO de uma pessoa quando o ambiente tem um testemunho pragmático que ela não é dona de nada, nem mesmo do RESULTADO que ela gera ou contribui!?
“Se comporte como DONO, cumpra com suas tarefas e receba o salário que foi combinado para isso.” Insano isso!
Se queremos que as pessoas se comportem como DONOS, precisamos criar os meios para que isso seja uma verdade na REALIDADE delas, criando os mecanismos que tornam isso VIÁVEL e VERDADEIRO.
Para viabilizar que as pessoas tenham o sentimento e a EXPERIÊNCIA de ser um “DONO” do negócio, precisamos criar mecanismos de premiação, bônus por resultados, programas de participação, reconhecimento por mérito e outros.
O negócio só pode esperar um comportamento das pessoas quando são ESTIMULADAS e RECONHECIDAS. Portanto, crie, implemente e execute um mecanismo que torne interessante para as pessoas terem a atitude e sentimento de DONO.
Você é aquele que EXIGE esse comportamento sem uma contrapartida que ESTIMULA? Seu negócio tem mecanismos que estimulam e reconhecem os “bons comportamentos”? As pessoas estão se comportando como DONAS?
É hora de reflexão…