Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Cuidado com as tentações do poder

O PODER em si não é mau, pois ele é a nossa capacidade de executar e fazer as coisas acontecerem conforme nossas INTENÇÕES.

Não é o poder que CORROMPE as pessoas pois é apenas capacidade. Entretanto, através do exercício do poder e da forma como é usado, são reveladas as verdadeiras intenções e caráter de uma pessoa.

Um chefe não se torna mal porque agora ele tem poder. Essa pessoa já era uma pessoa má, com valores, intenções e cultura tóxicos. A novidade agora é que o poder conferido a ela intoxica e sufoca as outras pessoas.

Muitos times não estão performando em sua plenitude porque foram colocadas pessoas para liderar que usam o poder conferido de forma opressora. Não são GUIAS para esse time e sim opressores que exigem resultados e atitudes conforme sua perspectiva única.

O exercício do poder pode proporcionar o comportamento das pessoas por um período, mas ele será apenas mecânico e jamais CONSCIENTE e COMPROMETIDO.

A fraqueza do exercício do poder é exatamente essa: enquanto ele é praticado e soberano tem a obediência das pessoas. Na sua ausência não há compromisso e consciência e as pessoas farão de tudo para se LIBERTAR.

É tentador estar em uma posição e ter o poder de compelir as pessoas a fazer o que você quer, da forma que você imagina. Entretanto, essa falta de espaço não vai criar um time e sim SUBSERVIÊNCIA às ORDENS.

Você é o mandachuva do seu negócio? Todos esperam suas ordens para fazer as coisas? Tudo é decidido por você? Há espaço para o diálogo e você respeita a autoridade dos outros?

É hora de reflexão…

Gostou? Compartilhe com alguém!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.