Todos nós já fomos novatos um dia em algum contexto da nossa vida. Ser o “desconhecido” ou a “novidade” e desconfortável tanto para quem chega quanto para aqueles que recebem.
Para aquele que está chegando, o “desconhecido”, é importante conhecer com antecedência o meio, e se possível, as pessoas o que fazem parte daquela comunidade.
Sem EXIBIR seu conhecimento prévio, para que não seja um “espião”, trabalhe sua apresentação reforçando as qualidades que “ouviu falar” sobre o lugar e que isso chamou a sua atenção.
USE roupas contextualizadas e similares. Ao FALAR, use palavras e referências do contexto, mas não exagere, pois você é estrangeiro. Observe as dinâmicas e fluxos comportamentais do ambiente e não crie FRICÇÃO.
Quando tiver oportunidade de conversas encontre CONVERGÊNCIAS de opinião e evite as DIVERGÊNCIAS.
Para aquele que está recebendo, é uma oportunidade de aprendizado e exercício do papel de LIDERANÇA, pois tem a oportunidade de promover um ajuste social e convivência entre pessoas diferentes. Aqui vai alguns verbos a serem materializadas em atitudes:
AJUDE as pessoas a começarem ou recomeçarem suas histórias, ouvindo o que elas têm a dizer se si e encontrando as dificuldades em que possam cooperar.
ACOLHA as pessoas abrindo espaço nas conversas, encontros e atividades do grupo, dando oportunidade para elas participem, começando como observadoras e depois ativamente.
APOIE as pessoas em sua adaptação, esclarecendo, apresentando, dialogando e mostrando o que há de interessante e importantes no novo contexto.
AUXILIE as pessoas em suas atividades e seja um facilitador. Quando elas tiverem alguma necessidade, seja a referência de suporte para ORIENTAR, como por exemplo, um médico, se necessário.
ALIVIE quando essas pessoas enfrentarem dias difíceis, incentivando a permanecerem no caminho e motivando com os avanços já realizados.
A empatia é uma característica fundamental da liderança, pois o líder é ao mesmo tempo o ESTRANGEIRO e o RECEBEDOR das pessoas que fazem parte da sua equipe. Essa atitude é fundamental para uma boa organização de um time.
Como está sua habilidade de ser empático? Você é acolhedor ao diferente? O “estranho na turma” encontra sua empatia? Você se sente ameaçado por uma pessoa nova?
É hora de reflexão…
“Não maltratem nem oprimam o estrangeiro, pois vocês foram estrangeiros no Egito.” – Êxodo 22:21