EMPREENDER: SOCIO OU SOZINHO
A vida já respondeu essa pergunta para a humanidade, e nos deu uma referência biológica dessa resposta. O maior empreendimento da nossa vida é GERAR uma nova VIDA e isso só é possível através da ASSOCIAÇÃO.
Executar essa tarefa SOZINHO demanda muito esforço e compromete a nova vida em sua formação. SOZINHO é impossível no aspecto biológico e comprometedor no aspecto emocional.
Trazendo isso para nossa JORNADA empreendedora, o maior desafio de parir um negócio é primeiro estabelecer com QUEM vamos nos associar. Jim Colins, cientista de negócios, escritor e palestrante mundial tem uma frase muito famosa: ‘first who, them what‘ (primeiro quem, depois o que).
Você pode ter muitas ideias, milhões delas para ser mais fiel à biologia da vida, mas poucas vão prosperar de fato, e via de regra, apenas uma ideia a cada ciclo empreendedor.
Portanto, a primeira e mais importante decisão de alguém que deseja empreender e crescer de forma saudável é a QUEM vai se ASSOCIAR.
Sobre a relação jurídica ou societária entre você existem inúmeras: acionista, partnership, vesting, etc. O mais importante é que tenha um VÍNCULO relacional verdadeiro, um COMPROMISSO firmado e um OBJETIVO comum.
Em time, a VELOCIDADE inicial é mais lenta, mas a PROGRESSÃO é exponencial.
Você é um LOBO solitário ou fez parte de uma matilha? Você tem carreira SOLO ou está um GRUPO? Você carrega o piano SOZINHO ou tem quem OMBRA com você?
É hora de reflexão…