A cada dia vemos uma novidade tecnológica e as inteligências artificiais produzirem resultados surpreendentes. Atividades e serviços ficam ameaçados diante de tamanha automação e capacidade.
A pergunta que surge é se algumas profissões e negócios serão substituídos por tecnologia, e a resposta é SIM! Mas isso não é uma novidade, pois historicamente muitas profissões DESAPARECERAM de existir; entretanto muitas outras SURGIRAM.
Exemplos de profissões que desapareceram: Cocheiro de carruagem, Telefonista, Operador de teleprompter, Datilógrafo, Digitador.
Exemplos que surgiram: Digital Influencer, Segurança de Dados, Especialista em IA, Gestor de Mídias Sociais, Desenvolvedor de Jogos, Gestor de Comunidades Digitais.
Precisamos entender que nossa sociedade está em constante evolução e a FORMA como fazemos as coisas hoje também sofrerá alterações em função dessa DINÂMICA que EVOLUI.
Na medida que as dinâmicas evoluem, a FORMA dada a um produto ou serviço, que demanda uma HABILIDADE, também evolui. Quando nossa HABILIDADE não evolui e não é ampliada, nos tornamos incapazes de evoluir dos nossos produtos e serviços, nos tornando IRRELEVANTES e INCOMPATÍVEIS com a nova dinâmica da sociedade.
A vida está em constante evolução e tudo que não evolui tende a se tornar irrelevante e vai morrer no tempo. Queremos que o produto e serviço que temos de sucesso seja eterno, mas isso não é uma realidade.
O investimento constante em capacitação, atualização e aprendizado é FUNDAMENTAL para profissionais e negócios se manterem relevantes. E por que isso não está acontecendo? Por que temos uma cultura de baixo ou nenhum investimento de TEMPO e DINHEIRO em um processo de aprendizado CONTÍNUO. A cultura geral é utilizar TODO o dinheiro e tempo ganhos para CONSUMIR em um estilo de vida melhor.
A consequência, de uma forma mais lúdica, é que não plantamos NOVAS sementes e por isso não teremos NOVAS árvores e então CESSARÃO os frutos, uma vez que consumimos todas as sementes e todos os frutos do nosso trabalho.
Vicê investe TEMPO e DINHEIRO continuamente em evoluir e aprender? Está focado apenas em fazer seu negócio funcionar e usar o resultado para CONSUMIR? Você e seu negócio estão evoluindo para o cliente? Quais as NOVIDADES dos últimos tempos no seu negócio?
É hora de reflexão…