Um dos maiores problemas da humanidade é a COMUNICAÇÃO. Esse fato está presente nas mais diversas relações: cônjuge, pais e filhos, empresa e clientes, líder e liderados, amigos.
A UNIDADE de entendimento e a CONCILIAÇÃO das expectativas é algo desafiador, mas possível, mediante um certo TREINAMENTO!
Um dos maiores equívocos é a PRESUNÇÃO: pensarmos que estamos sempre CERTOS que a nossa perspectiva é ÓBVIA. Além disso, pelo fato de dominarmos o FALAR, ESCREVER e EXPRESSAR, acreditamos que nossa capacidade de TRANSMISSÃO de ideias é excelente!
Comece qualquer diálogo com as seguintes máximas em mente:
1. Não sei TUDO; por isso devo OUVIR;
2. Sua POSIÇÃO na HIERARQUIA é desnecessária;
3. A COMPREENSÃO começa em mim, quando eu sou capaz de COMPREENDER;
4. Tenha HUMILDADE e CONFIRME o entendimento do OUTRO sobre o que você quer TRANSMITIR;
5. Seja ACOLHEDOR, e reflita JUNTO nas ideias do OUTRO. É assim que “configuramos” o ambiente para que não seja um RINGUE de argumentos e podemos CONSTRUIR um entendimento COMUM.
6. INTERROMPER o outro é uma mensagem clara: “cala a boca, o que está dizendo é desprezível e não quero ouvir”. Além disso é falta de educação. Esse DESPREZO cria RESISTÊNCIA no outro.
Trabalhe essas MÁXIMAS de forma intencional em suas CONVERSAS e mantenha em mente esse raciocínio. Segure o ÍMPETO de dominar a conversa e se comporte como alguém MADURO que orienta o diálogo rumo ao entendimento CLARO e UNIDADE de pensamentos.
Como você se comporta nas conversas? Você é “dono” da verdade? Você dá espaço para as outras pessoas? Você é inseguro e por isso não dá espaço para as ideias dos outros? É legal conversar com você?
É hora de reflexão…