Frequentemente ouço a queixa de pessoas insatisfeitas com seu trabalho e remuneração. Exclamam a sua indignação afirmando que estão trabalhando para realizar os sonhos dos outros.
De certa forma qualquer pessoa que TRABALHA, o faz para realizar o sonho de alguém seja através de um produto ou de um serviço prestado. Não vou entrar nesse viés, pois quero refletir em outra direção.
A primeira pergunta que faço para essas pessoas é: quais são os seus SONHOS? Sem dúvida, a quase totalidade das respostas, são superficiais e não apresentam claramente os seus objetivos. Algumas chegam até a despistar voltando a falar das dificuldades que enfrenta no dia a dia.
Vejo que o conceito de sucesso não está claro para as pessoas que reclamam do seu trabalho. O que é ter sucesso? Essa não é uma resposta genérica e padrão para qualquer ser humano. Sucesso algo íntimo, que podemos ter referências, mas não uma fórmula.
Cada pessoa tem uma formação, história de vida, aspirações e uma forma única de ver, perceber e viver a vida. Muito ou pouco de qualquer medida é relativo, pois depende da medida da pessoa.
Mesmo não tendo uma fórmula, podemos discernir elementos que devemos trabalhar nessa jornada:
- INSPIRAÇÃO: saber o que quer
- PRODUTO: qual VALOR vai gerar para as pessoas
- RECURSOS: conseguir o que precisa para fazer o PRODUTO
- TRABALHO: esforço persistente para fazer e aperfeiçoar o PRODUTO
- VENDAS: entregar VALOR e capturar DINHEIRO
Quem reclama certamente não tem claro qualquer desses cinco elementos. Leio essa reclamação como raiva da pessoa de si mesma, indignada de verdade com a sua incapacidade de definir o caminho e alcançar autonomia.
É possível mudar essa realidade? Totalmente, mas a primeira coisa é a pessoa assumir a responsabilidade e depois tomar uma decisão de viver a jornada árdua de “parir” um sonho.
O que é sucesso para você? Qual a medida? Qual é o tempo? Qual é lugar? Quem são as pessoas?
É hora de reflexão…