Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Por que as pessoas não aprendem?

‭Descubra por que ouvir não é o mesmo que escutar. Aprenda sobre a importância de interpretar e responder adequadamente às informações recebidas.

E Jesus terminou, dizendo: — Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.” – Marcos 4:9

Ter a capacidade de OUVIR não confere a habilidade de ESCUTAR. Ouvir é a faculdade de perceber sons, enquanto escutar é compreender e interpretar esses sons com ATENÇÃO e INTENÇÃO.

OUVIR é involuntário, é a capacidade fisiológica de perceber sons através do sentido da audição. É um processo PASSIVO, onde o som é captado pelos ouvidos e enviado ao cérebro. Ouvir ocorre independentemente de nossa INTENÇÃO e ATENÇÃO.

ESCUTAR é um processo ATIVO que envolve concentração para INTERPRETAR as informações recebidas. Escutar requer ESFORÇO do nosso CONSCIENTE para compreender e responder ao som ou à fala, levando em conta contexto, emoções e intenções do comunicador.

Com isso, podemos concluir que estamos sempre OUVINDO, porém não necessariamente ESCUTANDO. Podemos estar com o corpo presente em ambientes que podemos APRENDER e as faculdades fisiológicas funcionando, porém sem INTENÇÃO e ATENÇÃO.

APRENDER é sempre um esforço. Não vamos aprender enquanto não tivermos INTENÇÃO e então NOS ESFORÇAR em nossa faculdade mental da ATENÇÃO.

Então, por que as pessoas não aprendem? Porque elas não querem! Por maldade deliberada? Não necessariamente, mas simplesmente porque não tem SIGNIFICADO com algo que elas QUEREM.

Portanto, antes de começar qualquer palestra, ensino ou transferência de conhecimento, limpe a sala, para que tenhamos apenas CORPOS e sim MENTES, para que não tenhamos apenas gente OUVINDO, mas sim ESCUTANDO.

Leia a Bíblia como um empreendedor.

Gostou? Compartilhe com alguém!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.