Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Pré requisitos para o sucesso

Embora exista muitas promessas por aí, não temos uma fórmula para o sucesso. Sempre que as pessoas tentam pegar atalhos, perde dinheiro, tempo, energia e ganham uma bela frustração.

Observando a jornada das pessoas que alcançaram e permaneceram bem sucedidas, conseguimos identificar PRINCÍPIOS que servem para nos orientar.

O primeiro princípio que podemos observar é a CLAREZA de um OBJETIVO. Essa clareza está além de listar e identificar as TAREFAS que a pessoa ou empresa deve cumprir, mais uma clareza de DIREÇÃO.

Tem muita gente que cumpre as suas TAREFAS diárias mas não tem a disciplina de analisar se estão avançando na DIREÇÃO certa. Para fazer essa avaliação é necessário definir um conjunto de indicadores, que funciona como uma bússola que denunciam essa direção.

Um exemplo simples disso para uma empresa que trabalha com venda é um painel visível do valor total e margens das vendas realizadas. Um exemplo para uma família é uma reunião mensal para validar o orçamento familiar e o saldo das receitas e despesas.

O segundo princípio é a PREPARAÇÃO. Ninguém está pronto para qualquer jornada pois o futuro é sempre desconhecido. O que podemos fazer é nos preparar para enfrentar essas incertezas e termos a nossa disposição conhecimento, habilidades e ferramentas.

Se você está em uma jornada empresarial faz parte da sua preparação conhecimentos mínimos de VENDAS, GESTÃO FINANCEIRA e LIDERANÇA. A negligência nesta preparação é o que faz mais da metade das empresas fecharem antes do seu 2º ano de vida.

O terceiro princípio é a PRUDÊNCIA. Muito se perdem pelo caminho porque passam a confiar em excesso nas suas capacidades ou desprezar concorrentes e perigos. Esse desprezo cria zonas de cegueira e não vemos quando o perigo se torna irremediável.

Um caso clássico são os empresários que não fazem uma boa gestão de caixa e de repente são surpreendidos com a impossibilidade de pagar até mesmo o salário de seus colaboradores.

Esses três princípios estão presentes na vida das pessoas bem sucedidas e embora não seja uma forma podemos afirmar que são pré-requisitos.

É hora de reflexão…

 

“As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias.” – Mateus 25:3-4

Gostou? Compartilhe com alguém!

5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego
Diego
10 meses atrás

Obrigado 🙏🏼

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.