O que é um empreendimento? É uma forma de organizar pessoas, processos e recursos para que um OBJETIVO seja alcançado. Diante disso, precisamos questionar qual é o objetivo de um empreendimento de sucesso.
Qualquer empreendimento que tem a finalidade em si mesmo tende ao fracasso. Todo entendimento que tem por finalidade o sucesso do seus CLIENTES, COLABORADORES, parceiros e acionistas, será bem sucedido.
Quando um cliente compra determinado produto ou serviço, ele sempre está tentando resolver uma dúvida, dor ou desejo. O objeto da compra não é a finalidade, é um VEÍCULO (meio).
A hipótese de que ele resolverá a sua questão, transformada em realidade de solução é o que confirma o sucesso desse produto e consequentemente do empreendimento.
O empreendimento é uma forma de organizar e escalar a entrega de valor para as pessoas envolvidas no CICLO DE VIDA DA SOLUÇÃO.
Ter uma ideia de uma solução não é a certeza de solução, apenas uma hipótese. Ao ter uma ideia não se apaixone por ela, faça os testes de validação dessa ideia.
Só devemos começar um empreendimento depois que essa ideia foi testada e validada por CLIENTES que reconhecem VALOR no produto ou serviço que resolve seu problema e, o mais importante, estão dispostos a PAGAR por essa solução.
Empreendimentos não são feitos de ideias, são feitos de PESSOAS que entregam SOLUÇÕES de problemas a outras PESSOAS que estão dispostas a pagar e também gerar VALOR para as PESSOAS envolvidas no CICLO DE VIDA DA SOLUÇÃO.
O empreendimento não é um vetor de ida ou de volta. Alguns empreendedores se preocupam apenas com a VENDA, em um vetor de ida do VALOR para o cliente, e de repente percebem que não estão gerando LUCRO e retroalimentando o empreendimento de forma saudável. Outros empreendedores estão focados apenas no vetor de volta, ou seja com o LUCRO, e a relação com o cliente é deixada de lado.
É hora de reflexão…
“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” – Mateus 24:36