RESPEITE SEUS OPONENTE
Qualquer negócio até mesmo na carreira profissional teremos oponentes. O oponente é aquele que concorre para conquistar o mesmo objetivo que temos.
Tive o privilégio ao longo da minha vida profissional, breve porém intensa, de aprender com alguns erros cometidos por empresas e profissionais que as colocaram atrás dos seus oponentes.
É sabio aprender com os erros e acertos dos outros, pois assim economizamos nossos recursos e tempo, extraindo aprendizado da jornada de outros.
Um erro comum é a ALTIVEZ da empresa ou profissional em relação ao seu oponente, desprezando sua capacidade de serem tão bons quanto quem os julga.
O efeito desse comportamento de SUPEREXTIMAÇÃO de si mesmo, é a avaliação superficial e cega das fortalezas do oponente, fazendo com que não empenhamos energia e foco para fortalecer o que foi avaliado como fortaleza própria e fraqueza neles.
O que qualquer inimigo inteligente aceita e deveria trabalhar com muita dedicação é que seja percebido como alguém “desprezível” e até mesmo ignorante. Essa situação fará com que ele não esteja no “radar” e poderá trabalhar silenciosamente.
Uma máxima que carrego é: não despreze qualquer oponente. O respeito é o ingrediente inicial que nos permite ver com clareza. Essa atitude nos liberta do EGO altivo e arrogante.
Você está enfrentando algum adversário? Você conhece ele bem? Você reconhece as características positivas deles e suas fortalezas?
É hora de reflexão…
“Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?” – Lucas 14:31