Conhecimento sem ação é como a água parada, acumula sujeira e a vida não prospera.
A água em movimento é o ambiente para a vida prosperar. Os oceanos estão em movimento e são os maiores ecossistemas do planeta. Nosso corpo é composto por 70% de água em movimento e por isso a vida prospera.
Por que estou falando da água? Porque ela é usada como uma alusão ao conhecimento. Não basta ter conhecimento, é preciso colocar em movimento, ou seja, praticar o que se sabe.
Esse é o “segredo” do sucesso: pronto para OUVIR, humilde para APRENDER e disciplinado para PRATICAR.
Frequentar ambientes de ensino não garante aprendizado. Podemos entrar e sai sem absorver qualquer das sementes. Fazer um curso, faculdade ou mentoria sem foco e atenção, com a mente em outro lugar, quebramos o OUVIR.
Uma vez que ouvimos mas não trabalhamos para que esse conhecimento crie raízes em nossa mente, revisando e reforçando o que OUVIMOS, o conhecimento ficará na superfície dos nossos pensamentos e não criará raízes em nossas mentes inconsciente. Sem esse esforço e revisão, quebramos o APRENDER.
Por último e fundamental, precisamos traduzir o aprendizado em AÇÕES e COMPORTAMENTOS que colocam em movimento o aprendizado. O que sabemos refletido no que fazemos, dia após dia, persistentemente, até que as sementes do conhecimento gerem os frutos.
É hora de reflexão…