Quando você pensa em liderança, qual imagem vem à sua cabeça? De um REI ou um SERVO?
A grande diferença em uma pessoa que assumiu a responsabilidade de liderar é sua atitude em relação a si e aos demais.
Não é primeiro EU e depois ELES ou primeiro ELES e depois EU. A compreensão de si e das demais pessoas é de uma unidade, em que todos são importantes e essenciais, e assim somos NÓS.
O líder não é aquela figura romântica que da o pão para todos e fica sem o alimento. O líder é aquele que entende a necessidade de cada UM, de cada integrante, e orienta o REPARTIR segundo a medida justa, inclusive a dele.
É isso mesmo! O líder testemunha para seu time o cuidado consigo mesmo, de uma forma que não é superior nem inferior aos demais. Em uma função de liderança o time TODO é importante.
A construção da autoridade de liderança vem desse princípio básico do REPARTIR, cuidando dos indivíduos DISCERNINDO o TODO.
E por que muitos tem dificuldade com essa abordagem? Porque ainda não amadureceram emocionalmente e permanecem egocêntricos, em que as necessidades e carências são o SENHOR de seus pensamentos e comportamentos.
LIDERAR é primeiro dominar seu EGO e encontrar a BOA MEDIDA no REPARTIR, criando segurança e confiança nas pessoas que suas necessidades, identidades e sonhos são percebidos e respeitados, não de forma Individualista, mas em unidade.
Quer liderar? Primeiro seja líder do seu EGO, da sua língua, das suas emoções, dos seus comportamentos, das suas atitudes. O dia que você for capaz de guiar a si mesmo, poderá evoluir para guiar outras pessoas.
É hora de reflexão…
“Ele entrou na casa de Deus e, tomando os pães da Presença, comeu o que apenas aos sacerdotes era permitido comer e os deu também aos seus companheiros”. – Lucas 6:4