Nesse momento que faço essa reflexão estamos no dia 1º de Janeiro. Ouvi muitas conversas de promessas e expectativas que as pessoas têm para o ano que inicia.
É o momento onde as pessoas fazem as listas de promessas do que elas farão DIFERENTE do que fizeram ou farão aquilo que NÃO FIZERAM.
Minha reflexão nesse primeiro dia do ano é o fundamento sobre o qual estamos propondo uma JORNADA, os nossos OBJETIVOS e nossos COMPROMISSOS.
Grande parte das promessas são feitas segundo FRUSTRAÇÕES ou EXPECTATIVAS que estão em nossas lista de desejos. Assim nasce uma jornada que tem grandes chances de não acontecer ou chegar ao fim. Por que?
Desejos, expectativas e frustrações são fundamentos similares a AREIA, pois representam nossas carências emocionais que buscam reconhecimento e aprovação social.
O melhor fundamento para construção de uma jornada de sucesso é o conhecimento das suas verdadeiras capacidades, habilidades e principalmente da MEDIDA DE TEMPO para gerar frutos.
Pouquíssimas ou nenhuma literatura trata dessa dimensão que devemos conhecer o nosso respeito, mas que está anotada em todo ser vivo.
Se observarmos as plantas veremos que para cada tipo de fruta existe uma estação e um tempo para que sejam gerados. Se observarmos os animais as gestações e a quantidade de indivíduos gerados é diferente!
Então por que insistimos em propor objetivos que não estão primeiramente observando a nossa capacidade, habilidade e tempo certo para GERAR?
Estamos propondo alvos incompatíveis e desrespeitosos a nós mesmos!
Aprender a criar objetivos alcançáveis segundo o seu tempo de gestação e geração de frutos é fundamental para que não seja assaltado pela ansiedade e frustração do não alcance e na sequência comparação com outras pessoas.
Se você pensa em criar uma lista de objetivos conheça MUITO BEM primeiro agente que vai trabalhar cada um deles e desafie primeiro a transformação desse agente para depois definir resultados. Quem é esse agente? VOCÊ!
É hora de reflexão…
“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” – Salmos 1:3