O maior erro do empreendedor em sua jornada é se comportar como um FAZ TUDO e não CRIAR e DESENVOLVER um time do qual ele faz parte.
Isso acontece por dois motivos:
1. MEDO das pessoas não fazerem como ele acredita que seja o correto.
2. RESTRIÇÃO de recursos para remunerar as pessoas
Para o MEDO, temos uma perspectiva: o alto padrão e visão que o empreendedor tem de si mesmo. Por ser bom demais, ninguém está à sua altura e ele se vê como ÚNICO capaz da tarefa. É uma questão emocional.
Para a RESTRIÇÃO de recursos, existem inúmeras estratégias, inclusive a que compartilha parte do empreendimento (stock options) ou parte do sucesso (incentivo de curto ou longo prazo).
Ser um FAZ TUDO é o maior erro, pois drena o TEMPO e energia do empreendedor em atividades que existem outros melhor especializados.
Se olharmos para a natureza, para cada finalidade há uma especialização funcional. Para nadar, um peixe tem guelras, cauda e nadadeiras. Um ser humano consegue nadar? Sim, mas jamais como um peixe.
Para CADA OBRA existe um recurso ESPECIALIZADO. No empreendimento, para cada ATIVIDADE existe uma habilidade ESPECIALIZADA que executa MELHOR.
Se o empreendedor investir seu tempo na formação ESPECIALIZADA do time, após um período, seu crescimento será EXPONENCIAL!
É hora de reflexão…