Nos empreendimentos, o JEITINHO é o nome bonitinho que damos para atitudes bem feinhas. O próprio nome é um jeitinho que suavizar e mascarar um fato: algo indevido ou ilícito foi praticado e ENCOBERTO.
Por mais profissionais que sejam ao praticar o jeitinho, a MÁSCARA e as ataduras que amarram e encobrem o fato indevido ou ilícito, um dia cairá, e a verdade será vista debaixo de toda aquela mentira.
No curto prazo e de forma imediata, o jeitinho parece render uma VANTAGEM, mas o seu ônus é um PASSIVO emocional e circunstancial que pode ser descoberto a qualquer momento e expor QUEM praticou.
Esse PASSIVO é o que torna muita gente assombrada. O fantasma do jeitinho fica rondando nossos pensamentos com uma dúvida terrível: “Será que vão descobrir?”
Posso enumerar um monte de jeitinho que os empreendedores dão em seu negócio e depois ficam assombrados. O principal deles está ligado aos impostos, faturamento sem nota, declaração de IR, recibos de despesas de viagem, etc.
Nem vou gastar tempo falando da energia que muita gente gasta para continuar encobrindo suas mentiras e piorando ainda mais o assombro que vivem, adicionando mais camadas de MÁSCARAS à sua mentira.
Para viver a plenitude em nossos empreendimentos, devemos deixar o JEITINHO de lado e construir o que é definitivo. Enfrentar a realidade dura nos fará SÁBIOS e ao invés de ESPERTOS.
A sabedoria se desenvolve quando aprendemos o que é necessário para resolver e principalmente, EVITAR que o problema aconteça e repita. Quando escondemos o problema, podemos até parecer espertos, mas em algum momento ele aparecerá bem pior.
Você tem dado jeitinho nas coisas? Como você procede no seu negócio? E na sua vida? Está ansioso por qual motivo? Tem muitos fantasmas?
É hora de reflexão…