A mais importante pergunta para quem deseja algum tipo de mudança em sua vida é: POR QUEM?
Não importa se é na vida pessoal, profissional ou nos negócios. Para que uma mudança aconteça, é necessário voltarmos às RAÍZES. Parece uma loucura, pois sempre que se fala em mudança, ouvimos frases que nos motivam a DESENRAIZAR, para mudarmos de LUGAR.
O verdadeiro PROBLEMA que nos leva a necessidade de mudança não é o lugar e sim a RELEVÂNCIA do QUE fazemos ou oferecemos. É a nossa INVOLUÇÃO e DESATUALIZAÇÃO com o passar do tempo que gera uma crise em nossa OFERTA de VALOR.
Mudar de LUGAR, sem mudar a FORMA, machuca a principal estrutura que mantém qualquer EMPREENDIMENTO sustentável: suas RAÍZES.
Essas raízes representam nossa MOTIVAÇÃO, o propósito e a cultura. Para que uma mudança aconteça, é necessário que as raízes sejam mais fortes do que a FORMA visível e aparente que damos às ações, produtos e serviços que entregamos às pessoas.
Quando uma planta necessita de VIGOR para CRESCER ou FRUTIFICAR, o jardineiro não remove suas RAÍZES, o jardineiro corta parte da sua FORMA visível, que são seus GALHOS e FOLHAS que não estão geran FRUTOS de forma relevante.
Isso nos leva a uma avaliação fundamental das mudanças, em que precisamos REDUZIR o volume, o tamanho e a quantidade de coisas que fazemos, para FOCAR no que é ESSENCIAL.
A verdadeira mudança é um retorno à nossa essência para promovermos a TRANSFORMAÇÃO necessária em todas as estruturas que geram VALOR (frutos) para as pessoas a quem SERVIMOS. AS perguntas são:
O que é uma oferta de valor HOJE para as pessoas a quem eu sirvo? O que preciso ajustar (removendo ou adicionando) em minhas práticas, conhecimentos, produtos, serviços ou ações? QUEM é a pessoa que você serve e COMO você pode servir de FORMA relevante?
São essas as perguntas que devemos fazer frequentemente em nossa jornada para permanecermos RELEVANTES. O propósito de todo ser humano é tornar sua existência RELEVANTE através do VALOR único que agrega à vida, nas pessoas ou na natureza.
RAÍZES fracas geram estruturas fracas e FRUTOS que não permanecem, ou seja, IRRELEVANTES, pois são fracos, desagradáveis, enjoativos e desinteressantes. RAÍZES fortes geram estruturas fortes.
Se você quer promover uma mudança verdadeira, volte às suas RAÍZES e esteja disposto a sacrificar as FORMAS que fizeram você IRRELEVANTE. Por um tempo, vai parecer aos outros que você encolheu, mas é o processo em que você vai se FORTALECER e então voltar a gerar FRUTOS que sejam RELEVANTES.
É hora de reflexão…
“Até quando você vai falar desse modo? Suas palavras são um grande vendaval!” – Jó 8:2