Ricardo Rocha

Artigos

Artigos

Como manter o sucesso?

Uma das coisas mais frustrantes é alcançar um objetivo mas não ter sustentabilidade para permanecer no patamar alcançado.

Em um mundo ansioso por resultados que busca atalhos para alcançar esses objetivos constatamos inúmeros negócios e profissionais que aparentam e até apresentam uma boa performance, mas que no longo prazo não se sustenta.

Uma sabedoria popular diz que o NOME é o principal patrimônio de uma pessoa e um valor que devemos cuidar para que tenhamos uma boa REPUTAÇÃO e CREDIBILIDADE com as pessoas e sociedade.

A REPUTAÇÃO é nossa imagem pública, a leitura que as pessoas fazem da nossa história e do VALORES, CARÁTER e COMPORTAMENTOS que são percebidos e reconhecimento nessa jornada.

A CREDIBILIDADE é a CONSISTÊNCIA da nossa REPUTAÇÃO colocada à prova, em situações que asseguramos cumprir as promessas e compromissos que fazemos. Esse testemunho contínuo cria a CONFIANÇA na relação, base para construção sólida.

Vivemos um momento muito estranho: o que parecia certo no passado (Startups), se tornaram uma decepção no presente. Metodologias selvagens de crescimento, se mostraram insustentáveis. Estamos assistindo à uma crise e quebra desses mecanismos, que PROMETIAM um futuro glorioso, mas que a entrega não correspondeu.

Outro caso absurdo é protagonisado pela empresa Lojas Americanas, que sempre teve uma péssima REPUTAÇÃO e agora enfrenta total descredibilidade. Veio do pensamento “crescer à qualquer custo”, e isso custou caro para milhares de pessoas, empresa e à ela.

Manter o sucesso depende da manutenção da REPUTAÇÃO e da CREDIBILIDADE. Entendermos que resultados são um FIM e não meio, e que alcançar de forma sustentável demanda investimento de tempo nos fundamentos que sustentam o negócio é mandatório.

Cumprir as promessas sem maquiagens, entregar o valor que se comprometeu sem alterar os ingredientes que garantem a integridade, saldar compromissos e garantir que as pessoas tenham o que vendemos.

A CONSISTÊNCIA é mais importante do que PERCEPÇÃO. É assim que vamos assegurar que o sucesso não seja apenas uma fumaça, que em pouco tempo se dissipa e não temos mais qualquer efeito positivo.

É hora de reflexão…

O bom nome é melhor do que um perfume finíssimo” – Eclesiastes 7:1a

Gostou? Compartilhe com alguém!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Ricardo Rocha

2022 © LanceUp. Todos os direitos reservados.