O primeiro grande desafio da liderança é sobre si mesmo. Aprender a liderar a si mesmo, meu tempo, minhas tarefas, minhas responsabilidades e meus resultados é o primeiro passo para me tornar um LÍDER.
Nesta primeira etapa aprenderemos algo fundamental para o desenvolvimento da liderança, que aprender MODELANDO outros líderes.
MODELAR significa identificar virtudes, comportamentos e ações que são correspondentes e coerentes às nossas convicções e que passaremos a IMITAR. A imitação é a REPETIÇÃO, como em um treinamento de Habilidades, até que se tornem parte natural de QUEM somos, COMO e O QUE fazemos.
Portanto, APRENDER a aprender e melhorar suas próprias capacidades e habilidades para se tornar mais produtivo é o primeiro desafio para se tornar um líder. Ao se tornar LÍDER de si mesmo e capaz de afetar a pessoa mais próxima de você (você mesmo), a possibilidade de se tornar IMITÁVEL é quase natural.
Essa é a segunda etapa na formação de um líder; se tornará alguém que as pessoas terão como referência de modelagem e passarão a IMITAR.
Nessa nova etapa, além de ser capaz de afetar e transformar a si mesmo, passamos a afetar e transformar outras pessoas, as ajudando nesse processo de conscientização e capacidade de liderar a si mesmo.
Um bom líder é uma referência e um suporte, que HABILITA conhecimento, habilidades e atitudes nas outras pessoas. O líder não assume a responsabilidade das pessoas que lidera, FAZENDO POR elas o que é responsabilidade delas. O líder auxilia, demostra, supervisona para que a jornada HABILITE o liderado.
Pode ser que o liderado não assuma a responsabilidade e não aprenda a liderar a si mesmo. Essa não é uma falha do líder, é uma decisão da pessoa e o líder deve saber quando interromper o investimento e liberar essa pessoa, que ainda não APRENDEU a APRENDER.
Você aprendeu a aprender? Você lidera sua transformação? Você planeja seu crescimento? Com quem você aprende? No que você é imitável? Quem você tem desenvolvido?
“Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?’” – Mateus 18:33