O mundo que vemos é sustentado por um mundo que não vemos. Podemos falar dos átomos, matéria escura, raízes, órgãos do corpo e dezenas de estruturas não aparentes que são a base para a existência.
Um prédio alto é sustentado por colunas que estão enterradas profundamente e “misturadas” às paredes, invisíveis porém fundamentais para ocupação e uso funcional dos cômodos.
Uma árvore com tronco e galhos robustos, é sustentada por suas raízes profundas e dispersas, dando sustentabilidade e segurança para a geração de frutos.
Na leitura dos ensinamentos bíblicos no evangelho conhecemos uma atividade profissional de Jesus que era a CARPINTARIA. Ao contrário do que se pensa, Jesus não era um marceneiro, que fabricava móveis e sim um profissional que trabalhava com FUNDAMENTO das construções.
Em outros ensinamentos, Jesus apresenta o Criador como um AGRICULTOR, aquele que semeia em um campo para que essa semente produza frutos em abundância.
Antes de semear, o agricultor prepara o campo, arando adubando e ajustando tudo que é necessário para que o ambiente seja favorável ao desenvolvimento da semente. Depois que semeia, o agricultor CUIDA da planta, tratando tudo que possa impedir seu desenvolvimento, como a falta de água e as pragas.
Diante desses exemplos simples, podemos entender que o sucesso é um conjunto de ações que às vezes são invisíveis para quem observa de LONGE ou RÁPIDO.
O sucesso depende de muitas tarefas que operamos em silêncio sem a visibilidade e o reconhecimento das pessoas.
O sucesso de um médico reconhecido em um seminário tem como construção milhares de horas de estudo, treino e ambulatório. O sucesso de um atleta reconhecido em uma prova de apenas um minuto é resultado de anos de treinamento e aperfeiçoamento.
O sucesso é o resultado da dedicação, esforço, conhecimentos e habilidades, construídos em SILÊNCIO e INVISÍVEL, mas que são o fundamento e a sustentação que leva aos resultados visíveis.
Não existe sucesso que seja consistente e sustentável sem essa fundamentação invisível de preparação, esforço, estudo, dores, solidão, choro e cicatrizes. Como diz o sábio: “o caminho do sucesso é árduo e estreito”.
É hora de reflexão…
Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?” – Mateus 19:16