”Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: “Este homem merece que lhe faças isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga. Jesus foi com eles”. Lucas 7:4-6a NVI
Muito interessante que o este servo do centurião fez. Muitas pessoas pediam o favor de Jesus e queriam sua atenção ao problema delas. Multidões se apertavam e as pessoas sequer conseguiam acesso a ele.
O servo conseguiu não apenas falar com Jesus, mas o levar até o local onde a pessoa que precisava de ajuda estava. Desta fez foi Jesus quem foi até o quem precisa do seu favor.
Esse homem nos ensina duas coisas básicas sobre como devemos atuar em nossos negócios com a venda dos nossos produtos e serviços:
1. Timing: não adianta colocar sua oferta no meio de toda uma multidão de anúncios. É necessário encontrar um momento na jornada do cliente que seja mais adequado para ele te “ver e ouvir”. Você vai precisar observar e estudar os hábitos da sua persona e descobrir o “momento e lugar” que ele está “acessível” para te ver ou ouvir (canal, hora, ligar, condições, etc). Faça testes e aprenda com os números.
2. Valor: saiba o que é importante para seu cliente. Para Jesus, “ajudar e trabalhar em favor do próximo” é um valor fundamental. Quando esse homem se conectou com esse valor de Jesus, ele o atendeu o seu pedido e o seguiu até o outro servo. Saiba o que é importante para seu cliente, ou seja, qual é o valor emocional e racional para ele ao escolher um produto ou serviço como o seu. Mais uma vez, estude, faça testes e aprenda com os números.
Não é nova essa estratégia, só é pouco utilizada, pois a pressa e urgência por receitas nos fazem correr para a multidão e gritar nossas ofertas como todo mundo faz.
Paciência e inteligência (emocional e racional) te colocarão no lugar certo, momento certo e com as palavras certas para ganhar a atenção e coração do seu cliente.
Leia a bíblia como um empreendedor.