Um dos fatores resultantes no insucesso de um negócio ou time é o excesso de COMPETÊNCIA individual aliada à fraqueza ou ausência das INTERLIGAÇÕES entre as pessoas.
Existe uma crença que o TALENTO individual ou pessoal pode ser evocado quando o verdadeiro desafio se apresentar: “quando eu quiser, tenho talento suficiente para resolver”.
Pode ser que isso já tenha funcionado algum dia, mas na atual complexidade social, disponibilidade de conhecimentos, acesso a tecnologia e quantidade de pessoas e times competentes, enfrentar desafios SOZINHO é uma estupidez.
Tempos complexos como o atual demanda uma fortaleza que se constrói e obtém a partir de TIMES com pessoas talentosas, mas principalmente INTERLIGADAS, ou seja, a CONEXÃO entre elas VIABILIZA que seus talentos individuais sejam COMBINADOS e produzam um VALOR muito acima da média.
As INTERLIGAÇÕES entre os integrantes do time são a via de exponencialização dos TALENTOS individuais e a construção de uma UNIDADE que funciona produzindo em ALTA PERFORMANCE.
Como construir essas INTERLIGAÇÕES? É através da CONVIVÊNCIA em que as integrantes trabalham JUNTOS para vencerem desafios que são criados os LAÇOS de confiança e segurança da relação. CONFIAR é entender e aceitar que JUNTOS produzimos um VALOR maior e melhor do que SOZINHO.
A cessão da AUTONOMIA individual é um SACRIFÍCIO que deve ser feito por todos e talvez a maior DOR das pessoas talentosas.
Como respeitamos e honramos esse sacrifício? Criando o ambiente em que todos possam DIALOGAR e trabalhar as hipóteses e testes para CONSTRUÇÃO da estratégia, produto e serviços a serem implementados. Uma vez DECIDIDO, COMPROMETER!
É hora de reflexão…