Ricardo Rocha

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Cuidado com a corrupção silenciosa

Recentemente vi uma empresa de renome mundial corromper um dos seus produtos mais tradicionais, trocando ingredientes por similares para que pudessem lucrar mais. O resultado foram clientes indignados e feridos pela corrupção do produto.

Quando falamos de corrupção pensamos imediatamente nas falcatruas cometidas por pessoas que deveriam representar os valores mais altos da nossa sociedade.

Hoje quero refletir sobre a corrupção, não no aspecto da falcatrua ou desonestidade, mas em um aspecto silencioso que vai destruindo como um CUPIM as fortalezas do nosso negócio.

Quando iniciamos um negócio ou uma jornada profissional, nascemos fiéis aos nossos comportamentos essenciais, pois somos quase uma confusão entre pessoalidade e negócio. O negócio sou eu e eu sou o negócio. A essência é indivisível e a fidelidade mais simples e fácil de ser mantida.

Essas características tornam ÚNICA a experiência do cliente na relação com nosso negócio e soluções, criando a CONFIANÇA e uma boa RELAÇÃO.

Os desafios para manter essa experiência e cultura FIEL à essência surgem do SUCESSO do negócio quando o crescimento é natural e inevitável. À medida que outras pessoas são adicionadas ao negócio, precisamos trabalhar com muita dedicação a EFUSÃO dessa cultura para que o negócio permaneça fiel.

Quando esse trabalho de treinamento cultural e comportamental não é realizado com as pessoas que são adicionadas ao negócio, começamos a assistir a DEGRADAÇÃO e CORRUPÇÃO dos valores essenciais que tornam ÚNICO o nosso negócio e a experiência do cliente é comprometida.

Tudo isso acontece de forma muito SILENCIOSA, pois o sucesso do negócio ABDUZ a nossa ATENÇÃO e ESFORÇOS para aproveitarmos capturarmos o máximo de resultado que pudermos. Tiramos a atenção do CLIENTE e do VALOR que estamos entregando para atender primeiramente às oportunidades de crescimento e mais resultados.

Tudo isso funciona até que em um certo momento o crescimento é interrompido e nossas margens degradadas. Nesse momento começamos a investigar quem é o culpado, quando na verdade é o negócio como um todo que se corrompeu em sua essência de VALOR para o cliente.

Portanto, cuidado com o crescimento e com as pessoas que passam a decidir o seu negócio. Garanta que antes de performar em resultados sejam capazes de manter e perpetuar a cultura e valores do seu negócio.

É hora de reflexão…

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