“Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.” – Lucas 14:26 NVI
A família é o eixo base da nossa sociedade. Não existe outra estrutura social que a substitua. Na ausência de uma família para a construção do indivíduo, podemos amparar com outras estruturas, mas jamais substituir. Isso está em nossa estrutura base emocional, racional e espiritual.
Entretanto, chega um momento do desenvolvimento da identidade do indivíduo, que é necessário fechar o ciclo da família ORIGINADORA e passar a agente de ORIGINAÇÃO.
É uma fase difícil, pois o indivíduo vai encarar a RESPONSABILIDADE da AUTONOMIA e terá que bancar o custo das consequências das suas opiniões, ações, posições, relações, desejos e tão requerida INDEPENDÊNCIA.
Essa declaração no evangelho de Lucas é Jesus dando um choque de realidade da galera como uma questão muito simples: você sabe o custo real com o que está se comprometendo?
Para o indivíduo deixar a condição de original de CRIATURA para CRIADOR, ele terá que ASSUMIR a responsabilidade (ônus, bônus e consequências) e bancar emocionalmente, financeiramente e socialmente o que acontecer nessa jornada.
Portanto, é necessário atenção e avaliação antes de formar compromissos. Empenhar uma palavra no ímpeto emocional sem o entendimento do CUSTO e condições de BANCAR, é inconsequência e imaturidade.
Querer crescer é natural; calcule o custo e tenha disposição de bancar.
Leia a bíblia como um empreendedor.