O ERRO FATAL PARA OS NEGÓCIOS
A construção de um time e BOAS RELAÇÕES com seus colaboradores, clientes e fornecedores é fundamental para qualquer empreendimento PROSPERAR. É “chover no molhado” dizer que a CONFIANÇA é a base dessas relações, pois todos sabemos disso.
Entretanto, mesmo sabendo, ainda, é nosso grande ponto de falha. E por que isso acontece? Porque a partir de um momento da caminhada, a DILIGÊNCIA que constrói as RELAÇÕES é substituída pela GANÂNCIA apenas por ganhos e maiores RESULTADOS.
Querer ganhar e ampliar os ganhos é lícito e até mesmo virtuoso enquanto combustível da AMBIÇÃO. Se torna um veneno para as relações e destruidor da CONFIANÇA quando priorizado acima delas, se transformando em GANÂNCIA.
A ganância é uma espécie de cegueira emocional em que deixamos de VALORIZAR as PESSOAS e passamos a valorizar apenas os GANHOS. Ganhos se tornam mais importantes do que pessoas e as relações EXPLORADAS ao máximo para consegui-los.
Efeitos colaterais da ganância são a arrogância e prepotência. Na medida que os resultados são alcançados, o sentimento e ações que demonstram SUPERIORIDADE surgem massacrando e sufocando as relações, destruindo o valor RELACIONAL para gerar valor INDIVIDUAL.
A prática deste comportamento arrogante e prepotente leva a precipitações de decisão e a ignorar SINAIS DE PERIGO para o empreendimento.
Querer acelerar e ampliar cada vez mais os lucros cegam decisões cruciais de CONSISTÊNCIA (organização, processos, pessoas, controles) e colocam em alto risco as operações e relação com as partes que compõem o ciclo de vida do negócio (clientes, fornecedores, prestadores e colaboradores).
Estamos falando de empreendimentos mas esse princípio se aplica a qualquer construção da nossa vida como a família e amizades. A GANÂNCIA por resultados em BENEFÍCIO PRÓPRIO cega e destrói as relações e qualquer empreendimento.
O que motiva você no seu empreendimento? Qual é o seu combustível para prosperidade? O que significa prosperidade para você? Ganhos a qualquer custo?
É hora de reflexão…
“Apanha os sábios na astúcia deles, e as maquinações dos astutos são malogradas por sua precipitação.” – Jó 5:13