O propósito é o alicerce FUNDAMENTAL da nossa identidade. O propósito é o que nos sustenta emocionalmente e da CONSISTÊNCIA interior para as pessoas.
Embora essa seja uma verdade, mas muito difícil de ser traduzida em algo prático e que a gente consiga ir ALÉM DA TEORIA.
O que mais ouvimos hoje em dia é: “precisamos viver baseado em um propósito”. Ao mesmo tempo, ouvimos uma grande quantidade de pessoas dizerem que não entenderam e não encontraram seu propósito.
Se viver do propósito é uma verdade universal e o que nos leva à PLENITUDE de vida, por que temos um incontável número de pessoas dúvida exatamente nisso? Onde está o problema?
O principal problema está no nosso entendimento do que significa propósito e de como orientamos as nossas emoções, objetivos e portanto a vida.
O PROBLEMA começa na nossa educação básica e natural de vida, que nos orienta a viver pelo atendimento das NECESSIDADES e EXPECTATIVAS. É um modelo de vida infantil em que nós somos o centro que demanda de tudo e todos a FELICIDADE.
No começo da nossa vida era assim, enquanto bebês e crianças, demandávamos e éramos atendidos. A falta de AUTONOMIA, ou seja, nossa incapacidade e inabilidade de nos auto atendermos era uma realidade, NO PASSADO.
O principal problema é esse modelo mental de vida que não amadurece e evolui. Continuamos lidando com a vida em que colocamos a nossa felicidade vindo de fora, dependente e atendida por alguém ou alguma coisa. Criamos necessidades e expectativas segundo esse modelo mental, em que a felicidade é alcançada quando atendo O QUE ME FALTA.
Vamos testar isso? Faz uma lista agora de tudo aquilo que você entende que faria você a pessoa mais feliz do mundo! Feito? Agora avalia essa lista em uma perspectiva de AUTONOMIA ou DEPENDÊNCIA. Quanto dessa lista são itens em que você é o AGENTE, promotor e RESPONSÁVEL por criar a REALIDADE de abundância e quantas delas são RECLAMAÇÕES que você deseja que a VIDA lhe dê.
O propósito é descoberto quando você entende o VALOR que tem e que pode acrescentar a vida de outras pessoas. O que você pode acrescentar de virtude, alegria, conhecimento, orientação ou solução que seja ESPONTÂNEO e NATURAL para você?
Tem gente que não pode ver um violão que logo já pega e começa a tocar e cantar em uma roda de amigos, enchendo o lugar de ALEGRIA. Outros que não podem ver uma panela e um fogão que logo estão cozinhando e enchendo, além das barrigas, o lugar com muita satisfação.
É assim que encontramos o nosso propósito; quando somos capazes de afetar positivamente a vida de alguém e isso ser feito de graça, sem esperar nada em troca, simplesmente porque é uma alegria que habita dentro de mim eu espontaneamente quero TRANSBORDAR.
É hora de reflexão…
“Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem.” – Atos 8:4
Bom dia.
A paz.
Muito obrigado por tantas palavras abençoadas.
Grande abração