Explore o poder da ressignificação e descubra como encontrar significado nas dificuldades. Aprenda a transformar o mal em bem e a crescer com as adversidades.
“e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Contudo, vamos até ele.” – João 11:15
Um dos exercícios emocionais mais doloridos é o da ressignificação, que só é possível DEPOIS de um certo TEMPO.
Ressignificação não é apagar a dor, ou “enganar” nossas emoções rotulando uma situação ruim como boa.
A ressignificação é poder discernir como um evento de dor produziu algum tipo de efeito e resultante que fez crescer, amadurecer, decidir e termos nosso caminho ampliado.
A ressignificação não faz com que gostemos da DOR, mas dá um significado construtivo; damos HONRA e RESPEITO à situação e contexto da DOR.
No último acidente aéreo aqui no Brasil, tivemos várias perdas irreparáveis. Um dos casos é de uma família, cujo pai, de 35 anos morreu e deixou a esposa e seus 03 filhos.
Como ressignicar isso? Isso nunca será BOM! Isso nunca será “aceitável”! Haverá sempre um questionamento latejante: “por que?”. Não, não há explicação!
O que pode ser feito diante desse fato? Primeiro, processar o LUTO, amparar a família e apoiar nesse processo.
No futuro, depois de uma jornada, é possível ressignicar buscando o BEM que a situação produziu, mas nunca que foi BOM! Há uma grande diferença aqui.
Buscar identificar o BEM é HONRA. Como aquele fato ruim espalhou sementes na jornada dessa família que geraram FRUTOS e cada FRUTO então uma honra àquele marido que partiu.
Leia a Bíblia como um empreendeDOR.