Você já parou para pensar que a falta de dinheiro (restrição financeira) pode gerar benefícios, inclusive INOVAÇÕES?
A criatividade é nossa capacidade de resolver problemas, transformando o inexistente imaginário em realidade útil.
A falta de recursos, sejam eles financeiros, humanos, conhecimento ou experiência nos obriga a uma atitude fundamental para resolução de problemas: nos aproximar e conectar intimamente as pessoas que sofrem os problemas.
Por que isso acontece? Porque na escassez não temos tantos recursos para inúmeras tentativas e alternativas de soluções. Precisamos de assertividade e baixo custo para testar hipóteses e soluções.
Portanto, nos tornamos mais sensíveis e atentos aos verdadeiros problemas da pessoas e evitamos a voz do nosso EGO que insiste na proposta autoral das soluções. Excesso de dinheiro, dá voz ao EGO; restrição da voz ao outro.
É impressionante como pais, empresas e profissionais se tornam mais humildes na escassez. Nos abrimos para opiniões, hipóteses, eventos, lugares e encontros que estavam bloqueados pelo excesso de confiança nos recursos.
A abundância de recursos nos leva ao excesso de EGO e a criatividade fica restrita às “auto-hipóteses” e quando falham, cobrimos e ocultamos a ineficiências com dinheiro.
Estamos assistindo uma mudança absurda no mercado de investimento de risco. Há pouco tempo, crescimento era prioridade, mesmo sem qualidade no resultado.
Uma vez que os recursos se tornaram escassos, milhares de Startups alavancadas apenas em recursos fizeram demissões em massa e até fecharam as portas. Eram criativas com excesso de recursos, mas não em eficiência e eficácia nós resultados.
Por que? Seus produtos ofereciam vantagens transacionais e não uma solução definitiva. Havia uma vantagem proporcionada pelo DINHEIRO e não pela SOLUÇÃO. Portanto não era verdadeiro, era uma ilusão.
Muitos casamento que parecem perfeitos se desfazem quando enfrentam algum tipo de restrição. Os recursos era o entretenimento que distraia os cônjuges e ocultava os problemas.
Costumo dizer que dinheiro é um bom analgésico ou adubo. Pode esconder um problema ou catalisar uma semente. Se a semente não é boa, em breve você terá uma lavoura de espinheiros. Se a semente for boa uma lavoura muito produtiva.
É hora de reflexão…
“E disse-lhes: “Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra.” – Lucas 9:3